Você com certeza conhece uma pessoa a qual admira o jeito de se comunicar, o tom de voz, a postura, a história e afins. Pense quais são os pontos de destaque dessa pessoa para que ela te chame atenção.
O que é marca pessoal ou personal branding?
A marca pessoal é a forma com que você é vista, percebida e lembrada pelas pessoas. É o cheiro que você deixa por onde passa, com quem cruza seu caminho é o que ouve falar de você. É a sensação que você provoca nas pessoas quando o seu nome é mencionado na mesa.
Todos nós temos uma marca pessoal e causamos nas pessoas percepções a nosso respeito. Assim ter uma marca pessoal estabelecida é tão importante quanto o marketing, a imagem que passamos tem um imenso valor e é através dela que somos lembradas ao impactar a vida das pessoas que cruzamos por aí.
A gestão do que compõe a nossa marca pessoal é o que chamamos de personal branding ou branding pessoal. É a forma intensional que criamos o nosso universo e reforçamos a forma que queremos ser reconhecidas. A questão é: você está transmitindo pro mundo a mensagem que gostaria? Essa mensagem está alinhada de forma estratégica com a sua melhor versão para que você consiga se conectar com a sua audiência desejada para atrair os seus melhores clientes?
Nossa marca pessoal não é necessariamente o que falamos ou sobre como nos apresentamos pro mundo, mas como as pessoas nos enxergam e compreendem a nossa mensagem. Para que sua marca pessoal seja verdadeiramente estratégica, ela precisa ser construída com intencionalidade e para isso acontecer, você precisa saber quais sensações, memórias, indagações, provocações e dúvidas deseja gerar no seu público com a sua marca pessoal.
O que compõe o universo de uma marca pessoal?
Os elementos de uma marca pessoal são construídos pela sua história, jornada, identidade e narrativa. Quem você é? De onde você vem? Qual é a sua história? O que você admira? Você é a base, a matriz e a fonte da sua marca pessoal.
Na construção da sua Marca pessoal alguns pontos são fundamentais para serem analisados:
1- Posicionamento
O posicionamento é o que te torna único e relevante. Sua imagem e, principalmente, a forma como ela é percebida pelo seu público é o que define a reputação da sua marca pessoal. Tem a ver com comportamento e, consequentemente, com comunicação. Faça um teste rápido e verifique se você utiliza jargões ou gírias em sua comunicação, se sua fala é mais doce e suave ou mais acelerada e firme. Tudo isso vai impactar a maneira como o seu público recebe a sua comunicação e está diretamente relacionado ao posicionamento de sua marca pessoal.
2- Universo de marca pessoal
Seu universo de marca pessoal é um conjunto de elementos e características que evidenciam a sua melhor versão. Aqui entram o seu tom de voz, a Identidade Visual da sua Marca, os elementos da sua marca, seus arquétipos, etc. É aqui que você gera conexão e identificação.
3- Conteúdo
Ter um conteúdo de valor, encantará o seu possível cliente. O intuito aqui é mostrar a ele todas as possibilidades e o quanto ele precisa do que você tem a oferecer. Você precisa despertar o desejo e elevar a consciência de que ele precisa consumir os seus produtos e serviços para resolver uma dor ou realizar um sonho ou desejo que ele tenha.
Depois de ler este artigo, me conta aqui nos comentários, de 0 a 10, como anda a construção estratégica da sua marca pessoal? Ficou com alguma dúvida! Deixe aqui que vai ser um prazer te ajudar! Te espero também lá no insta @soulilianrodrigues com muitos conteúdos exclusivos!
Comentários